domingo, 16 de maio de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa - 1ª Oficina

A ocasião faz o escritor, esta é a frase da capa do livro de atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa para serem trabalhadas no gênero crônicas. Esta frase é muito pertinente ao tema Lugar onde vivo apresentado neste ano de 2010. As oficinas começaram em Maio, e o objetivo destas é fazer com que o aluno, juntamente com o professor, tome gosto pela leitura e produção de crônicas.


1ª Oficina
Nesta primeira oficina falamos sobre Olimpíadas, no sentido geral da palavra, depois fizemos um parâmetro da Olímpiada Esportiva com a Olimpíada de Língua Portuguesa, enfatizando a importância de competir e do aprender.
Logo após lemos juntos uma crônica de Ivan Ângelo chamada "Sobre a Crônica", discutimos as definições apresentadas por Fernando Sabino e Rubem Braga, e reconhecemos que crônica não tem uma definição exata, porém adoramos quando Rubem Braga disse no final do texto que " Se não é aguda, é crônica"


Depois de falarmos sobre crônicas no sentido amplo, partimos para a leitura de uma outra crônica de Fernando Sabino, "A última crônica". Nesta os alunos puderam ler e depois ouvir a crônica muito bem narrada em cd, material destinadao para trabalhar com os alunos. O fato de ouvir a crõnica deixou alguns alunos emocionados, pois é um texto simples que com uma leitura bem feita fica carregado de emoções. Ao final discutimos o parágrafo mais emocionante e como tarefa de casa ficou para eles escreverem um pequeno texto sobre a comemoração de aniversário mais simples e mais emocionante que já tiveram.

Foi uma aula rica e emocionante!

Um comentário: