sábado, 29 de maio de 2010

3ª Oficina (2ª aula) - Olimpíada da Língua Portuguesa

Para dar continuidade à 3ª oficina, retomamos a aula relembrando todos os conhecimentos adquiridos na aula anterior, e logo depois os alunos apresentaram a crônica dada como tarefa de casa para ser dramatizada por eles.

Conversinha Mineira - Fernando Sabino

Sexa - Luís Fernando Veríssimo

O Lixo - Luís Fernando Veríssimo

Pedindo uma pizza em 2009 - Luís Fernando Veríssimo

Foi uma aula muito divertida!!


sexta-feira, 28 de maio de 2010

3ª Oficina - Olimpíada de Língua Portuguesa

Nesta 3ª Oficina, iniciamos a aula dividindo a sala em grupos e distribuindo livros de crônicas, para que os grupos pudessem escolher uma crônica a partir do título indicado no índice do livro. Depois da escolha, eles leram e analisaram o texto e se prepararam para responder algumas perguntas feitas oralmente por mim.



Perguntas feitas ao grupo:

- O que acharam do título? Ele combinou com a história apresentada?

- Qual foi o cenário utilizado pelo autor? Foi interessante?

- O narrador é personagem ou apenas observador dos fatos?

- Qual foi o fato do cotidiano apresentado nesta crônica?

- A linguagem do texto é culta ou coloquial?

- E o desfecho foi inesperado, surpreendente? Vocês dariam um final diferente?

Logo após a apresentação de todos os grupos, discutimos as respostas dadas e a partir delas, nós construímos um cartaz , enfatizando os elementos indispensáveis para a produção de uma boa crônica.


O cartaz traz informações para a escrita de uma primeira crônica, e ficará exposto na sala de aula para consulta dos alunos.

Elementos de uma crônica:

- Título interessante

- Cenário curioso

- Foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa

- Enredo : fato emocionante do dia a dia

- Linguagem coloquial

- Desfecho inusitado

Como tarefa de casa ficou a preparação para dramatização de uma crônica.

Foi uma ótima aula e todos os grupos participaram.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Participação no FAES 2010

Os alunos Leandro Ribeiro, Sabrina Araújo e Adrielly Calixto participaram do FAES 2010 com as apresentações dos poemas O Poeta e Os olhos do Anjo, ambos escritos por Leandro Ribeiro.




As duas apresentações foram coordenadas e orientadas pelos professores Claudio, professor de Teatro e a professora Hulaneide, professora de Língua Portuguesa.


Para o figurino e o cenário tivemos a participação da coordenadora Marinélia.

Parabéns alunos da ETI Vinícius de Moraes.
Vocês foram show!!!

Professora Hulaneide

Os olhos do Anjo - Leandro Ribeiro

Os olhos do Anjo

Os olhos do Anjo

Vislumbram a terra

A espada do ancanjo

Destrói a guerra

Os olhos do Anjo

Trazem o amor

Para o frio da tristeza

Na alegria e na dor

Os olhos do anjo

Protegem os meus

Dos males do mundo

E da ira de Zeus

Nos olhos dos Anjo

Enxergo os teus

Pois nos olhos do Anjo

Vejo os olhos de Deus

Leandro Ribeiro

O Poeta - Leandro Ribeiro

O Poeta

Na pele, a raça

Na mente, as histórias

No caderno, a palavra

Na vida, as vitórias

No corpo, um homem

No interior, um poeta

Vê beleza em tudo

Sempre usa a palavra certa

Ama a natureza

Nas palavrsa, há certeza

Desde o nascer até a morte

A vida nos traz beleza

No coração, o mundo

Nas palavras, o amor

Conhece do tudo o nada

E na mentira a dor

Não há limites para ele

Nada o afeta

Tudo se transforma

Nas mãos de um poeta

Leandro Ribeiro

FAES 2010 - Festival de Artes da Escolas

Finalizou nesta terça-feira, dia 25 de maio, a I Etapa do FAES no auditório da ETI Vinícius de Moraes. Este evento visa descobrir novos talentos em nossas escolas e nesta etapa tivemos apresentações nas seguintes modalidades: poesia e oratória. O objetivo maior dessa modalidade, é despertar o interesse pela leitura e interpretação de textos e poemas


A ETI Vinícus de Moraes foi anfitriã dessa primeira etapa e concorreu em todas as modalidades e categorias, além de participar com apresentações especiais como dança, flauta e coral entre as interpretações feitas pelos alunos concorrentes durante todo e evento.

Mais do que ganhar é preciso participar!!

Participação especial: Grupo de Coral e Dança
Música: Canção de amor à Palmas

Apresentação: O convite, de José Paulo Paes pela aluna Karen
Orientação: Professora Ana Félix

Apresentação: As Borboletas, de Vinícius de Moraes
Orientação: Professor Claudio

Participação especial: Grupo de Dança Infantil

Coreografia: Professora Maria Aparecida

Música: Era uma vez

Participação especial : Grupo de Flauta
Orientação: Professor Tiago
Música: Hey Jude

Participação especial: Grupo de Jazz

Coreografia: Professora Kelly

Além dessas apresentações tivemos também a apresentação dos poemas de Leandro Ribeiro, a declamação da poesia A Bailarina, de Cecília Meireles pela aluna Jennifer, e a apresentação da música Não se vá pela aluna Marina.

Parabéns alunos da ETI Vinícius de Moraes.

Vocês mostraram que a nossa escola tem potencial!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Homenagem à Palmas - 21 anos

Palmas, 21 anos

Palmas, 21 anos

Palmas chega a maior idade, e chegar aos 21 anos significa ter mais responsabilidade em tudo o que se refere à essa cidade. Palmas recebe gente de todos os lugares, que aqui se instalam em busca de um futuro mais promissor. Ela se destaca no Brasil como um lugar que mesmo sendo uma capital, ainda mantém ares de interior, deixando todos que aqui moram mais próximos e responsáveis uns pelos outros.
Morar em Palmas para mim, significa progresso e tranquilidade, pois com apenas 21 anos vejo que se torna a cada dia mais capaz de desenvolver sua potencialidade, e de atrair possibilidades de crescimento estando geograficamente localizada no centro do Brasil. Nós, que viemos de outros estados, e contribuimos para o seu crescimento, devemos também ser responsáveis pelo seu desenvolvimento. Aqui construímos família, adquirimos bens, conseguimos um bom emprego e usufruimos de todas as opções de lazer, ora paga ora gratuita, que a cidade nos oferece. Assim devemos também contribuir, juntamente com seus governantes, para manter uma cidade mais limpa, mais segura e mais atrativa aos olhos das pessoas que aqui moram ou apenas visitam.
Parabéns Palmas!! Agora as responsabilidades de crescimento consciente se multiplicam, e outras pessoas do Brasil, assim como eu, apostamos em você.

Professora Hulaneide Gomes Martins

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aulas de Leitura - Projeto Ler é bom, experimente!


Todos os alunos das turmas 070 e 071 estão curtindo muito a leitura do livro proposto no Projeto Ler é bom, experimente!! As crônicas escritas por Laé de Souza são interessantes e retratam fatos comuns que muitas vezes não prestamos atenção, mas que ao lê-las reconhecemos sua importância em nosso dia a dia.
Realmente este projeto contribui para o enriquecimento de nosso trabalho na escola.


Aproveitem pessoal!!!

domingo, 16 de maio de 2010

2ª Oficina - Olimpíada de Língua Portuguesa

Iniciamos esta segunda oficina relembrando as duas crônicas lidas na 1ª Oficina e falando sobre o olhar diferenciado com fatos do dia a dia que iríamos adquirir a partir de leitura de mais crônicas. Sendo assim, formamos grupos menores em sala que leram crônicas de diferentes épocas para serem analisadas e socializadas no final da aula. Para análise destas, os grupos utilizaram alguns dicionários e ficaram em um computador com internet para pesquisarem alguma palavra ou expressão que por ventura não conheciam. Numa folha foram colocadas algumas questões que o grupo deveria buscar respostas.

As crônicas analisadas foram:
- Falemos das flores, José de Alencar (1855)
- A Rua do Ouvidor, Joaquim Manuel de Macedo (1878)
- Ser brotinho, Paulo Mendes Campos (1960)
- Quem tem medo de mortadela, Mário Prata (1995)
- A arte de ser avó, Rachel de Queiroz (2005)
- Conformados e realistas, Tostão (2008)
- Do rock, Carlos Heitor Cony (2009)

As questões para serem respondidas foram:
- Qual era o assunto/tema?
- A linguagem era atual?
- Houve manisfestação de sentimentos ou emoções?
- Quantos personagens e como eram?
- O autor fazia parte da situação ou somente observava o fato?

No final fizemos as observações pertinentes a cada crônica apresentada, enfatizando a importância do olhar diferenciado sobre fatos do dia a dia.

Foi uma aula diferente!

Olimpíada de Língua Portuguesa - 1ª Oficina

A ocasião faz o escritor, esta é a frase da capa do livro de atividades da Olimpíada de Língua Portuguesa para serem trabalhadas no gênero crônicas. Esta frase é muito pertinente ao tema Lugar onde vivo apresentado neste ano de 2010. As oficinas começaram em Maio, e o objetivo destas é fazer com que o aluno, juntamente com o professor, tome gosto pela leitura e produção de crônicas.


1ª Oficina
Nesta primeira oficina falamos sobre Olimpíadas, no sentido geral da palavra, depois fizemos um parâmetro da Olímpiada Esportiva com a Olimpíada de Língua Portuguesa, enfatizando a importância de competir e do aprender.
Logo após lemos juntos uma crônica de Ivan Ângelo chamada "Sobre a Crônica", discutimos as definições apresentadas por Fernando Sabino e Rubem Braga, e reconhecemos que crônica não tem uma definição exata, porém adoramos quando Rubem Braga disse no final do texto que " Se não é aguda, é crônica"


Depois de falarmos sobre crônicas no sentido amplo, partimos para a leitura de uma outra crônica de Fernando Sabino, "A última crônica". Nesta os alunos puderam ler e depois ouvir a crônica muito bem narrada em cd, material destinadao para trabalhar com os alunos. O fato de ouvir a crõnica deixou alguns alunos emocionados, pois é um texto simples que com uma leitura bem feita fica carregado de emoções. Ao final discutimos o parágrafo mais emocionante e como tarefa de casa ficou para eles escreverem um pequeno texto sobre a comemoração de aniversário mais simples e mais emocionante que já tiveram.

Foi uma aula rica e emocionante!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Projeto Ler é bom, experimente!

O Projeto de Leitura Ler é bom, experimente!, de Laé de Souza, foi iniciado com as turmas 070 e 071, e visa incentivar o hábito da leitura por prazer e estimular a criatividade de nossos alunos. O projeto foi apresentado às turmas e logo após foram distribuídos 76 livros de crônicas Nos Bastidores do Cotidiano para cada aluno da turma. O livro é composto por 20 crônicas que abordam diversos temas. Os alunos lerão o livro com o objetivo de produzir final diferenciado para uma das crônicas que Laé de Souza apresenta.


Espero que eles façam uma boa leitura e que deixem transbordar a criatividade existente em cada um.


Professora Hulaneide



Turma 070

O aluno Leonardo Sousa , turma 070.

Turma 071

O aluno Pedro Henrique, turma 071.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Reunião de Pais - 11/05/10

A criança e o adolescente passa praticamente o dia todo na escola em companhia de seus professores. A colaboração entre pais e professores tem que existir para o bem-estar destes. O professor deve desempenhar o seu papel de educador, e os pais devem depositar confiança nele. Afinal, todos estão trabalhando em conjunto para a satisfação do aluno.
É importante que os pais percebam que não é a quantidade de tempo na escola que faz diferença, mas sim a qualidade desse tempo, ou seja, de que forma ele está sendo aproveitado. O simples gesto de perguntar ao professor ou coordenador como foi o dia/semana do aluno e de saber como ele está se saindo nas atividades propostas pela escola, é um modo de dedicar-se à seu filho, mostrando interesse por ele e contribuindo de forma eficaz para um melhor aproveitamento de seu tempo em sala de aula.
A parceria professor – pais, só traz benefícios para a escola, para a família e para a sociedade em todos os sentidos, por isso é tão importante participar das reuniões programadas pela escola.

Hoje haverá reunião de pais às 19:00hrs.

Participe!

Professora Hulaneide Gomes Martins

sábado, 8 de maio de 2010

Apresentação do Projeto de Leitura


Iniciamos o 2º bimestre com o Projeto de Leitura Ler é bom , experimente!, de Laé de Souza. Este projeto existe há mais de oito anos e dele já participaram mais de 2,5 mil escolas em todo o país. Os livros foram doados pelo autor que acredita na possibilidade de fazer do Brasil um país de leitores, nós também acreditamos nesta ideia e abraçamos este sonho possível de se realizar.


Professora Hulaneide


Foram distribuídos 76 livros para as turmas 070 e 071, e após a leitura deste livro, Nos bastidores do cotidiano, serão desenvolvidas atividades que visam a discussão, interpretação e produção de um texto final. O livro traz crônicas que retratam histórias do dia-a-dia, numa linguagem bem-humorada, rica e de fácil entendimento.

Homenagem às Mães

Esta homenagem foi apresentada para as mães, num café da manhã especial, organizado pela professora Marlene e sua turma 050.

Organização: Professora Marlene

Filmagens: Professora Lígia

Edição do vídeo: Professora Hulaneide

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mensagem para o início do 2º bimestre


FILHOS BRILHANTES = ALUNOS FASCINANTES

Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais.
Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso.
Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jovens têm sonhos ou disciplina.
Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções.
Alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência, pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio.

Bons alunos aprendem a matemática numérica.
Alunos fascinantes além de aprender a numérica, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.


O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos. Cultive o amor em sua vida, pois sem ele a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura. Nunca se esqueça que, em primeiro lugar, você deve ter amor e respeito consigo mesmo, só assim conquistará tudo aquilo que sonha.

Augusto Cury

Que possamos iniciar o 2º bimestre como alunos, filhos e amigos fascinantes.

Professora Neide