segunda-feira, 13 de setembro de 2010

IFTO - Resumão 1ª aula

- Texto Literários e Textos Não-Literários

Os textos literários são marcados pela conotação, ou seja, pelo sentido incomum, figurado das palavras, frases, expressões ou períodos. São exemplos de textos literários os contos, as fábulas, os romances, as novelas, os poemas, as crônicas, as peças teatrais etc.
Já os textos não-literários são marcados pela denotação, ou seja, pelo sentido real das palavras. São exemplos os textos informativos, jornalísticos, científicos, receitas, manuais de instrução etc.

- Idéias principais do texto

Encontrar as idéias principais do texto, requer leitura e atenção. Tente começar analisando os parágrafos. Para descobrir qual é a idéia principal deste atente-se a informação necessária existente nele; a informação mais importante. Sublinhe, destaque e no final leia todo o texto novamente, assim você encontrará facilmente a idéia principal do texto.

- Organização das idéias no texto

Idéia refere-se a conteúdo. Uma seqüência de idéias está relacionada com a estrutura do texto. É o conhecimento do assunto que indicará o que é essencial num texto.

- Vocabulário e sentido das palavras no texto

Vale todo o conhecimento adquirido em anos de estudo. Leia com atenção e valorize o contexto em que a palavra está inserida. A leitura bem feita, concentrada e analisada é o melhor caminho para a descoberta. As palavras adquirem sentidos diversos num texto, você deve observar onde ela está inserida, com que intenção ela foi colocada. Analise sempre o contexto em que ela aparece e leia várias vezes se precisar.

- Denotação e Conotação
Denotação é o emprego de palavra(s) no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários.
Conotação é o emprego de palavra(s) tomada em um sentido figurado, que depende do contexto.
• Meu relógio de ouro foi roubado.
• Pedro nadava em ouro.
No primeiro exemplo, a palavra ouro denota ou designa simplesmente o conhecido metal precioso; tem sentido próprio, real, denotativo.
No segundo exemplo, a palavra ouro sugere ou evoca riquezas, poder, glória, luxo, ostentação, conforto, prazeres: tem sentido conotativo, possui várias conotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário