quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Projeto Relatos de Memórias / 2009

Este projeto Relatos de Memórias tem como objetivo principal a valorização da vida de nossos alunos e suas respectivas famílias, bem como a importância da oralidade e do encontro entre as pessoas no sentido de resgatar as lembranças e as histórias que fizeram a diferença em suas vidas. Com base nisso estimulamos a escrita de um romance autobiográfico final para ser publicado em um livro produzido pelas turmas trabalhadas.

Apresentação do Projeto Relatos de Memórias às turmas.





Promoção do encontro com a família. As alunas Vitória Nascimento (071) e Sabrina Araújo (070) promovem o encontro com a família para o resgate de lembranças vivenciadas na infância.

Momento da Partilha 1
Seleção e apresentação das melhores histórias contadas em família.

Apresentação do vídeo Forrest Gump – O contador de histórias

Neste filme foi trabalhado a aceitação das diferenças, visando diminuir a discriminação para com as pessoas que apresentam alguma deficiência física ou psicológica. Foi trabalhado também a valorização dos sentimentos e emoções vivenciados em nossa vida como o amor, o afeto, o respeito, a fidelidade e a amizade, deixando de lado o dinheiro, a fama e o consumo exacerbado como ideais de felicidade.
– Textos trabalhados durante todo o projeto. Visando a temática, a estrutura textual e o uso dos advérbios como intensificadores de sentidos, foram trabalhados os textos: - A casa de José Paulo Paes / Livro Didático - Projeto Araribá - Conta de novo a história da noite em que eu nasci de Jamie-Lee Curtis /Gestar - A Carta de Lygia Bojunga / Livro Paradidático "A bolsa amarela"

Produção dos textos autobiográficos em sala e acompanhamento das produções.
Os alunos ilustram a história final para a apresentação em sala.

Momento da Partilha 2

Apresentação oral, por meio de desenhos, das histórias que serão publicadas.
Digitação do texto escolhido para a diagramação do livro. Todos os textos foram, enviados para o e-mail da professora.

Escola Municipal de Tempo Integral Vinícius de Moraes Professora Idealizadora e Orientadora: Hulaneide Gomes Martins Público Alvo: Alunos da 7ª série - Turmas: 070 e 071


Este vídeo mostra uma parte do Momento da Partilha 2, onde os alunos relataram suas histórias que foram publicadas no e-book.

2 comentários: