sábado, 27 de março de 2010

39º Concurso Internacional de cartas

Objetivo
Participar ativamente do concurso de redação de cartas, promovido pelos correios, a fim de melhorar o desempenho nas produções textuais e incentivar os alunos na pesquisa e no conhecimento do tema proposto.
Tema: Escreva uma carta à alguém para dizer-lhe por que é importante falar da AIDS e se proteger dela.


Alunos finalistas premiados pela participação.


A carta produzida pela aluna Andressa Cunha, turma 081, foi selecionada para representar a escola no concurso.

Disciplina: Língua Portuguesa / Produção de Textos
Séries: 8º e 9º anos Turmas: 070 e 071; 080 e 081
Professora: Hulaneide Gomes Martins

quinta-feira, 25 de março de 2010

Conto de Mistério - Elcius Ferreira - 080

Detetives Mirins

A lua cheia predominava durante o silêncio da noite. A escuridão ciscava na cidade como uma galinha preta. A filha do presidente americano, que viera ao Brasil para uma apresentação de balé, estava na varanda de sua nova mansão, observando os pontinhos de luz na cidade. A pouco tempo havia comido um pudim de leite, bem brasileiro, que era sua sobremesa favorita. Seus olhos azuis sonolentos destacavam-se na escuridão da noite, não resistiu por muito tempo, e se entregou a vontade de deitar e dormir em sua bela cama, mesmo com aquela ventania de agosto, característica da época.
Durante a madrugada, a bela garota de quatorze anos acordou com ruídos, quando se tocou, duas pessoas haviam entrado em seu quarto encapuzados. Amarraram um pano em sua boca, pularam a varanda utilizando rapel e fugiram no helicóptero.
De manhã, bem cedo, os guarda-costas da querida filha do presidente americano, cujo nome era Kelly, uma moça bonita, foram acordá-la para o ensaio de sua apresentação. Ao entrarem não viram a garota, e então começaram a procurá-la em todo quarto. Pouco tempo depois seus rostos estavam pálidos, pois não acharam Kelly, sabiam que ela não tinha saído dali, pois estavam do lado de fora todo o tempo e não a viram passar.
Rapidamente a notícia se espalhou, porém a principal hipótese era de que Kelly teria sido seqüestrada, e com isso os jornais da cidade espalharam a notícia. Cinco adolescentes estavam no seu esconderijo quando souberam que a filha do presidente americano havia sido seqüestrada. Todos eram meninos fortes e todos com quatorze anos. O chefe do grupo desses garotos, que eram detetives mirins, estava pensando em ajudar a solucionar o caso, porém sem ninguém da imprensa saber, todos concordaram. Foram para o banco da praça para pensarem em quem seria capaz de seqüestrar alguém tão importante para o presidente americano. E assim, o líder Pedro, pensou nos seus maiores vilões: Fábio e Fátima. Um casal de velhos que sempre praticava crimes semelhantes, e que nunca foram presos.
Os cinco detetives mirins tomaram a atitude, e assim foram para o esconderijo do casal de velhos que ficava no oeste da cidade. Chegando lá, abriram o portão do galpão e viram, de cara, uma mala velha, que era de um homem desaparecido, que a propósito, o próprio casal o havia seqüestrado. Indo mais para o fundo do galpão, os cinco rapazes avistaram Kelly, e também encontraram o casal. Eles então os cercaram e os amarraram fortemente. E assim foram até Kelly, tiraram o pano de sua boca, desataram os nós que a prendia, e saíram do lugar.
Do lado de fora a polícia estava esperando o resgate, mas o caso já havia sido solucionado.
No dia seguinte, Kelly estava em sua cama, acordou tranquilamente e percebeu que tudo aquilo não havia passado de um estranho sonho. Então, saiu de seu quarto, cumprimentou os guardas e foi preparar-se para sua ‘’colher de sopa’’, chamado de “balé.”




Aluno: Elcius Ferreira Barbosa Junior
Série: 9º ano
Turma: 080

Conto de Mistério - Matheus Soares - 081

Suspense em seis rodas

Em uma noite de lua cheia, um casal de velhinhos se preparava para dormir, quando uma forte ventania de agosto varreu toda a cidade e arrancou parte do telhado de sua casa. Apavorados com o fato, o casal de velhos decidiu se mudar. Então, no dia seguinte, colocaram suas roupas em uma mala velha e foram para o banco da praça esperar pelo ônibus.
O ônibus chegou, e a motorista era uma moça bonita e muito educada. Ela os levou para o interior da condução para sentar, e só então seguiram viagem até a casa de uma irmã. Durante a viagem, a velhinha havia preparado um delicioso pudim de leite com uma colher de sopa de limão para lanchar. Tudo estava tranqüilo.
No caminho o ônibus parou, e então entrou um homem que se sentou lá no fundo. O casal de velhos observava aquele homem quieto e calado, parecia que o conhecia de algum lugar. Minutos depois, entraram dois meninos fortes, de aparência estranha; molhados e mal encarados. Eles se sentaram ao lado do homem quieto. O casal de velhos perdeu a tranqüilidade e começaram a pensar que aquela viagem não seria tão agradável assim.
De repente o ônibus parou, e a motorista olhou para o painel e viu que a gasolina havia acabado. Ela logo se assustou, pois sabia que ela havia enchido o tanque assim que pegara o ônibus na garagem. Ela então, desceu e viu que o tanque estava furado com uma faca. Imediatamente, ela retornou para o interior do ônibus, e sem demonstrar alguma tensão, avisou aos passageiros que o combustível havia acabado, mas que ela já estava pedindo socorro na garagem da cidade. Assim, motorista tentou dar um telefonema, mas o telefone não pegava naquela região. O que fazer? Pensou.
Quando ela estava pensando numa solução, a luz do ônibus se apagou. O casal de velhos começou a se abraçar de medo. Como se não bastasse, o ônibus começou a fazer uns barulhos estranhos do lado de fora, na lataria. A motorista, muito cuidadosa, pegou a lanterna e verificou pela janela o que estava acontecendo, e para sua surpresa, ela viu uma galinha preta. Era só o que faltava! Pensou ela.
Nesse momento o casal de velhos lembrou que aquele homem que havia entrado primeiro, era o homem desaparecido do cartaz espalhado pela cidade, e com muito medo contaram para motorista, e ela não sabia mais o que fazer. Então, ela trancou as portas e janelas do ônibus e começou a rezar em pensamento. Do lado de fora reinava o silêncio da noite, e do lado de dentro parecia o mesmo. Nada acontecia; nenhuma palavra era dita.
Após uma hora de sofrimento, a luz voltou e a motorista, cheia de coragem, pegou sua lanterna novamente e saiu para verificar os fatos. Só aí que ela percebeu que não era uma faca que estava no tanque do ônibus, era sim, um galho de árvore seco. Então ela se perguntou, por que o ônibus havia parado? E logo descobriu a resposta: parou porque ficou atolado numa terra molhada, pois uma forte chuva havia acabado de passar naquela noite. E o marcador de gasolina, por que estava no zero? Porque o ônibus era velho demais, e aquele marcador não funcionava mais. E a galinha preta, o que fazia por ali? Na verdade a galinha não era preta, era marrom, mas como estava escuro, todos pensaram que fosse preta.
Depois de tudo esclarecido, a motorista conversou com os passageiros para que ajudassem a desatolar o ônibus e muito curiosos, o casal de velhos aproveitou aquele momento de conversa e perguntou ao homem se ele era o homem do cartaz, ele prontamente respondeu que sim, disse que estava muito emocionado, porque estava a caminho para reencontrar sua família. Perguntaram também aos meninos fortes por que estavam tão zangados, eles disseram que iriam a uma festa na cidade e que suas roupas novas haviam molhado com a forte chuva.
Depois de toda essa conversa, todos ajudaram a desatolar o ônibus e seguiram sua viagem tranquilos. Para a alegria da motorista bonita, o ônibus, mesmo velho, seguiu o seu destino.

Mateus Soares
Série: 9º ano
Turma: 081

quarta-feira, 24 de março de 2010

Produção de Contos de Mistério

Com o objetivo de atrair os alunos a produzirem textos com prazer, foi proposto para as turmas 080 e 081, uma produção de um Conto de Mistério. Após o estudo da estrutura do conto, do envolvimento dos personagens, do clímax da história, da coerência dos fatos e do final inusitado; foram colocadas no quadro algumas palavras e expressões que deveriam fazer parte da história. Os alunos Elcius Ferreira (080) e Matheus Soares (081) produziram os melhores contos.

Elcius Ferreira (080) e Matheus Soares (081)



sexta-feira, 19 de março de 2010

6º Salão do Livro do Tocantins

Começa hoje, dia 19/03/10 às 20:30hrs, o 6º Salão do Livro do Tocantins, o maior evento literário da Região Norte. E aos amantes da Língua Portuguesa aqui vão algumas dicas para aproveitar ao máximo essa oportunidade única de ver e vivenciar palestras com especialistas em diversas áreas, teatros, shows, danças, mágicas e claro muita leitura e bons livros a sua disposição.


Dia 19/03/10

No auditório às 21h Recital Poético de "Carlos Drummond de Andrade", homenageado do evento, com a atriz global Júlia Lemmertz. Imperdível!!!

Dia 20/03/10

No Espaço Jovem às 17h Palestra com Sérgio Nogueira, consultor do Soletrando e instrutor jornalístico da Rede Globo. Ainda no Espaço Jovem às 19h Palestra com Laura Muller, jornalista e sexóloga do Programa Altas Horas.

No auditório às 20h Palestra com Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a decolar para o espaço.

Dia 21/03/10

No Espaço Jovem às 10h "repeteco" com Sérgio Nogueira, Novo Acordo Ortográfico. Vale a pena conferir!

No auditório às 19h Palestra com Luis Carlos Ewald, "o Sr. Dinheiro", economista do Fantástico e do programa Mais Você.

No Espaço Jovem às 21h, Show Gospel com a Banda Agne's.

A programação vai até o dia 28/03. Você poderá assistir:

Tadeu Schimidt, Palavra Cantada, Daniel Godri, Gabriel Perissé, Edson Cordeiro, Ariano Suassuna, Viviane Mosé, Almir Sater, Ciência em Show, Oscar Schimidt, Rosa de Saron, Willian Douglas, Fagner, Dominguinhos, Ernani Pimentel, Leda Nagle, Mauri e Xexéu, Dorivã, Quésia Carvalho, Fernando Max, Ricardo Ribeirinha, Os Fulanos, Banda Kairo´s, Banda Mestre Cuca, Turma do Cocoricó, Marionetes Guarujá, Grupo UTI da Alegria, Turma do Nosso Amiguinho, cias teatrais, shows regionais e muito mais.


quinta-feira, 18 de março de 2010

A escola vence o concurso Escola Referência de Palmas.

A ETI Vinícius de Moraes foi vencedora do concurso promovido pelo Jornal do Tocantins e Tv Anhanguera na categoria Escola Referência em Gestão Escolar e Participação Social.
Este concurso possui a finalidade de valorizar as ações das escolas e evidenciar que estas ações sempre podem contribuir na construção da cidadania e preservação do meio ambiente, com isso o PMC premia escolas e estudantes que deram exemplo de cidadania e espírito comunitário por meio de projetos e ideias inovadoras.

Parabéns a todos os funcionários e alunos desta unidade educacional pela conquista de mais este prêmio.

sábado, 13 de março de 2010

A Chuva de Poemas foi um sucesso!!!

Este vídeo mostra o momento maravilhoso da Chuva de Poemas.



Agora fica o "convite" para nossos alunos produzirem suas poesias.

Convite

José Paulo Paes


Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.


Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.


As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.


Como a água do rio
que é água sempre nova.


Como cada dia
que é sempre um novo dia.


Vamos brincar de poesia?

sábado, 6 de março de 2010

Projeto Chuva de Poemas - ATL

Em comemoração ao Dia da Poesia, 14 de março, a ATL desenvolve o projeto Chuva de Poemas, e todos os anos uma escola é convidada a participar. Este ano de 2010 a ETI Vinícius de Moraes foi contemplada e fará parte em parceria com a Academia Tocantinense de Letras, cujo objetivo é publicar uma antologia de 60 poemas produzidos pelos alunos. Assim, nós, professores de Língua Portuguesa da ETI Vinícius de Moraes temos a missão de estimular, instigar e favorecer condições de leitura, análise e discussões de assuntos, textos e poemas em sala para uma melhor produção de poesias a serem publicadas na antologia.
Como ação desse Projeto, cada professor cria uma forma lúdica e diferenciada para ser trabalhada com seus alunos durante o seu desenvolvimento. O lançamento do projeto está marcado para o dia 12 de março, eu, Prof. Neide propus a meus alunos um primeiro momento com poesias consagradas para serem lidas, reescritas, analisadas e declamadas.


Objetivo da ação
- Possibilitar um primeiro contato com poesias de autores consagrados no âmbito nacional.
- Participar da Chuva de Poemas promovida pela ATL.
- Pesquisar e analisar algumas poesias recolhidas na Chuva de Poemas.
- Promover a produção de uma poesia com o tema livre para ser publicado na Antologia.



Distribuição de poesias consagradas para serem fielmente reproduzidas em meia folha de A4 e estudadas em casa para apresentação.


Momento de dúvidas quanto ao vocabulário, significado de palavras e entonação correta para o concurso interno de declamação de poesias.





Anne Jemima premiada pela melhor apresentação da turma 080
com o poema Soneto de Fidelidade de Vinícius de Moraes.


Estamos preparados para a Chuva de Poemas!!
Dia 12 de março na ETI Vinícius de Moraes.



Foi um sucesso!!! Um maravilhoso espetáculo!!


Disciplina: Língua Portuguesa
Matéria: Projeto Chuva de Poemas - ATL
Turmas: 070 , 071 , 080 e 081
Professora: Hulaneide Gomes Martins

Declamação de Poesias

Este vídeo mostra algumas declamações apresentadas pelos alunos envolvidos no Projeto Chuva de Poemas promovido pela ATL .

Alunos premiados pelas melhores apresentações:

Turma 070 : Natália Salvador e Géssyca Brandão

Turma 071 : Nelly e Wemerson

Turma 080: Anne Jemima e Sabrina

Turma 081: Nikolas e Isabela

Parabéns!!!