sábado, 19 de junho de 2010

5ª Oficina - Olimpíada de Língua Portuguesa


Esta 5ª oficina iniciei apresentando os tipos de discursos existentes: Direto, Indireto e Livre. Coloquei as características de cada discurso no quadro, relembrando algumas crônicas lidas ou apresentadas pelos alunos. Logo após propus a leitura da crônica Cobrança de Moacyr Scliar, que depois de ouvi-la, foi possível também visualizar o discurso nela existente.
Depois deste momento apresentei uma das características de Moacyr Scliar, o autor da crônica, que muitas vezes busca em jornais fatos acontecidos na cidade e a partir deles, constrói suas crônicas. Apresentei também a notícia que levou o autor a escrever Cobrança, comparando a notícia real com a crônica pronta.

Logo após este momento, dividi a turma em grupos e distribui jornais para cada grupo. A finalidade de cada grupo seria buscar uma notícia da cidade, do estado, do país ou do mundo, que pudesse ser transformada em crônica. Sugeri um pequeno questionário sobre a notícia como: o fato, as pessoas envolvidas, o local, o final etc., para que eles pudessem transformar em possíveis personagens, cenário, enredo e desfecho.






Foi interessante observar a percepção de cada um sobre o fato real que poderia se transformar numa ótima crônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário