segunda-feira, 21 de junho de 2010

Carta finalista do Concurso de Cartas dos Correios 2010

Palmas, 05 de março de 2010.


Querido vovô Chiquito,

Desde que mudei para Palmas sinto muito a sua falta e das coisas que fazíamos juntos. Palmas é uma cidade interessante e bonita, possui um povo acolhedor vindo de todos os lugares do Brasil. Aqui nós conhecemos algumas pessoas legais e fizemos boas amizades. Minha mãe encontrou um bom emprego e eu estou estudando numa escola de tempo integral. Enfim, estamos bem.
Vô, sei da sua preocupação conosco e por isso escrevi esta carta para despreocupá-lo. Mas não foi só por isso. Depois que saí de Brasília e vim pra cá, além de sentir saudades suas, também estou muito preocupada em como o senhor está levando a vida. Essa semana em especial, estive pensando muito nisso. Fiquei sabendo, pela minha mãe, que o senhor está à procura de uma nova companhia e que não quer mais ficar sozinho. Achei ótima a sua atitude, mas tenho que te dizer algumas coisas que não dá para serem ditas por telefone ou e-mail.
Esta semana minha mãe recebeu um pacote enviado por uma ONG que trabalha com prevenção de DST’s e AIDS. Este pacote chegou em nossa casa pelos correios e quando minha mãe abriu fiquei muito interessada nas informações sobre doenças sexualmente transmissíveis. Na escola estamos realizando um trabalho sobre prevenção e este material me chamou atenção. Lendo algumas revistas e pesquisas na sala de aula, eu aprendi que a AIDS é uma doença que ainda não existe cura. Os estudos mostram que há vacina para combater o vírus HIV, mas que não consegue impedi-lo de causar estragos no organismo, porque ele é um vírus muito perfeito e sofre mutações cada vez que o nosso organismo inventa uma nova defesa, sendo assim a vacina é ineficaz.
A minha professora disse que o número de pessoas infectadas pelo vírus HIV está altíssimo na terceira idade. Assim quero te alertar sobre esse fato. Veja as campanhas lançadas pelo governo na TV, isso já é um alerta para pessoas idosas, como o senhor, que estão se esquecendo dos cuidados básicos. Hoje em dia por mais que as pessoas se pareçam saudáveis, elas podem esconder doenças terríveis e como o senhor está à procura de uma nova companhia, tem que se prevenir! Antes de começar a ter relações com qualquer mulher, use a camisinha. As pesquisas mostram que a camisinha previne em 95% as DST’s. Atualmente ela é o melhor meio de prevenção da AIDS. O senhor sabia que só se pega AIDS por secreções do corpo como o sêmen, secreção vaginal ou em contato com o sangue de uma pessoa contaminada? Pois é vô, não há uma indicação de que uma pessoa está ou não está com o vírus, só sabemos disso pelo resultado do exame feito em laboratório. Por isso é tão importante os cuidados nos relacionamentos e como não sabemos quem possui o vírus, o melhor mesmo é se prevenir.
Mas não precisa ficar assustado, dá pra namorar também, porque beijos, abraços, carinhos e estar junto de uma pessoa soropositiva não transmite AIDS, a não ser que você ou ela esteja com aftas ou feridas na boca, ai sim, tem que tomar cuidado porque há contado com sangue. Cuidado! Não se pode vacilar. Vô o melhor caminho é uma conversa confiável e segura com a pessoa com quem nos relacionamos e caso essa pessoa venha possuir o vírus HIV, existem tratamentos que são disponíveis em órgãos públicos e permitem que a pessoa soropositiva prolongue sua vida. Para isso é preciso se tratar corretamente com os medicamentos existentes. Ela pode viver em nosso meio, porém tem que ter cuidados especiais para não contrair outras doenças ou até mesmo não contaminar outras pessoas.
Infelizmente muitas pessoas por ignorância ou desconhecimento discriminam quem possui o vírus da AIDS. Elas não leem sobre o assunto e pensam que o individuo que tem HIV pode contaminar outras pessoas pelo ar ou pelo contato de pele. Isso é ridículo! E só serve para segregar ainda mais a sociedade e diminuir a autoestima de quem é soropositivo.


Então vô, sem mais delongas, eu escrevi esta carta porque por ela além de te dizer o que eu gostaria, posso também te enviar o material recebido pela minha mãe. Assim o senhor pode ler mais sobre o assunto e descobrir que o Brasil hoje está sendo exemplo mundial no combate a AIDS e vem fazendo um ótimo trabalho para ajudar a conscientizar as populações, de todas as idades, sobre a importância da prevenção. O governo faz a sua parte com políticas e campanhas; os correios fazem a sua parte enviando a população informações de como se prevenir, como o que eu e minha mãe recebemos, e nós devemos fazer a nossa parte, prevenindo o nosso corpo de uma doença tão perigosa.
Portanto vovô Chiquito, se cuide, leia bastante o material que estou lhe enviando e aproveite a vida com responsabilidade! Escreva-me, pois adoro ler suas cartas e assim fico sabendo sobre suas novas conquistas. Te amo muito!

Beijos de sua netinha favorita

Andressa Cunha

Um comentário: