Iniciamos esta segunda oficina relembrando as duas crônicas lidas na 1ª Oficina e falando sobre o olhar diferenciado com fatos do dia a dia que iríamos adquirir a partir de leitura de mais crônicas. Sendo assim, formamos grupos menores em sala que leram crônicas de diferentes épocas para serem analisadas e socializadas no final da aula. Para análise destas, os grupos utilizaram alguns dicionários e ficaram em um computador com internet para pesquisarem alguma palavra ou expressão que por ventura não conheciam. Numa folha foram colocadas algumas questões que o grupo deveria buscar respostas.
As crônicas analisadas foram:
- Falemos das flores, José de Alencar (1855)
- A Rua do Ouvidor, Joaquim Manuel de Macedo (1878)
- Ser brotinho, Paulo Mendes Campos (1960)
- Quem tem medo de mortadela, Mário Prata (1995)
- A arte de ser avó, Rachel de Queiroz (2005)
- Conformados e realistas, Tostão (2008)
- Do rock, Carlos Heitor Cony (2009)
As questões para serem respondidas foram:
- Qual era o assunto/tema?
- A linguagem era atual?
- Houve manisfestação de sentimentos ou emoções?
- Quantos personagens e como eram?
- O autor fazia parte da situação ou somente observava o fato?
No final fizemos as observações pertinentes a cada crônica apresentada, enfatizando a importância do olhar diferenciado sobre fatos do dia a dia.
Foi uma aula diferente!
EU QUERO TUDO SOBRE CONFORMADOS E REALISTAS(2008)TOSTÃO
ResponderExcluirMinha professora ensinou isso para mim!
ResponderExcluironde encontraram estas cronicas para trabalhar com os alunos.
ResponderExcluirse puderem enviar o site por email agradeço.
Att
Tábada
tabada@nol.com.br
Se puderem me enviar crônicas e memórias ficarei eternamente grata,agradeço desde já. meu end é eulinasouza2010@hotmail.com
ResponderExcluiracho um máximo as crônicas humorísticas.
ResponderExcluir