Perguntas feitas ao grupo:
- O que acharam do título? Ele combinou com a história apresentada?
- Qual foi o cenário utilizado pelo autor? Foi interessante?
- O narrador é personagem ou apenas observador dos fatos?
- Qual foi o fato do cotidiano apresentado nesta crônica?
- A linguagem do texto é culta ou coloquial?
- E o desfecho foi inesperado, surpreendente? Vocês dariam um final diferente?
Logo após a apresentação de todos os grupos, discutimos as respostas dadas e a partir delas, nós construímos um cartaz , enfatizando os elementos indispensáveis para a produção de uma boa crônica.
O cartaz traz informações para a escrita de uma primeira crônica, e ficará exposto na sala de aula para consulta dos alunos.
Elementos de uma crônica:
- Título interessante
- Cenário curioso
- Foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa
- Enredo : fato emocionante do dia a dia
- Linguagem coloquial
- Desfecho inusitado
Como tarefa de casa ficou a preparação para dramatização de uma crônica.
Foi uma ótima aula e todos os grupos participaram.
Trabalhar assim é maravilhoso! Vou me espelhar em suas ideias para estimular a participação dos meus alunos durante esta Olimpíada. Gostaria de saber quantas aulas, em média, são necessárias para a efetivação das atividades de cada ficina? Obrigada e parabéns pelo trabalho!!!
ResponderExcluirEstou impressionada com seu trabalho está maravilhoso!Também vou me espelhar nas sua ideias nas minhas aulas. Adorei PARABÉNS PELO TRABALHO
ResponderExcluir