sexta-feira, 28 de maio de 2010

3ª Oficina - Olimpíada de Língua Portuguesa

Nesta 3ª Oficina, iniciamos a aula dividindo a sala em grupos e distribuindo livros de crônicas, para que os grupos pudessem escolher uma crônica a partir do título indicado no índice do livro. Depois da escolha, eles leram e analisaram o texto e se prepararam para responder algumas perguntas feitas oralmente por mim.



Perguntas feitas ao grupo:

- O que acharam do título? Ele combinou com a história apresentada?

- Qual foi o cenário utilizado pelo autor? Foi interessante?

- O narrador é personagem ou apenas observador dos fatos?

- Qual foi o fato do cotidiano apresentado nesta crônica?

- A linguagem do texto é culta ou coloquial?

- E o desfecho foi inesperado, surpreendente? Vocês dariam um final diferente?

Logo após a apresentação de todos os grupos, discutimos as respostas dadas e a partir delas, nós construímos um cartaz , enfatizando os elementos indispensáveis para a produção de uma boa crônica.


O cartaz traz informações para a escrita de uma primeira crônica, e ficará exposto na sala de aula para consulta dos alunos.

Elementos de uma crônica:

- Título interessante

- Cenário curioso

- Foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa

- Enredo : fato emocionante do dia a dia

- Linguagem coloquial

- Desfecho inusitado

Como tarefa de casa ficou a preparação para dramatização de uma crônica.

Foi uma ótima aula e todos os grupos participaram.

2 comentários:

  1. Trabalhar assim é maravilhoso! Vou me espelhar em suas ideias para estimular a participação dos meus alunos durante esta Olimpíada. Gostaria de saber quantas aulas, em média, são necessárias para a efetivação das atividades de cada ficina? Obrigada e parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou impressionada com seu trabalho está maravilhoso!Também vou me espelhar nas sua ideias nas minhas aulas. Adorei PARABÉNS PELO TRABALHO

    ResponderExcluir